[ editar artigo]

Como confirmo que estou olhando para o problema certo?

Como confirmo que estou olhando para o problema certo?

 

No post passado eu dei a dica de usar o Design Thinking para saber se a solução proposta é a mais adequada ao problema. Mas então comecei a refletir que para muitos empreendedores sociais, a questão que está em aberto, é saber se está olhando para o problema certo?

As vezes uma situação problema pode ter vários problemas envolvidos, ou melhor, podemos entender que esta situação é um dos reflexos, ou consequências de outras questões mais profundas.

Assim , precisamos descobrir qual o problema central, que  é a causa de todos os outros problemas ou situações com as quais estamos lidando.

Se eu atuar sobre um problema/consequência e não fizer nada sobre o problema/causa, provavelmente, não conseguirei uma solução efetiva e que realmente altere a situação na qual meu projeto quer intervir.

Desta forma, precisamos de algo que nos ajude a achar o problema/causa e para isso temos uma ferramenta muito bacana, a Árvore de problemas. 

Insclusive, o Eduardo do canal Big Bem, fez um vídeo curto e que explica de forma resumida como funciona a Árvore de Problemas.

Aproveite a ferramenta para validar que está olhando para o problema central de seu projeto e saiba que é sempre uma escolha sobre qual problema você tem conhecimentos e capacidades para intervir.

Mas se souber as causas, pode determinar etapas de atuação, ampliando gradativamente o seu escopo de intervensão sobre a situação social ou ambiental que você deseja alterar.

Se quiser aprofundar mais ou trazer outras referências sobre o assunto, pode comentar abaixo que conversamos mais sobre o assunto.

Empreendedores Sociais
Daniela - Instituto Legado
Daniela - Instituto Legado Seguir

Sou a Dani, adoro sorrir, estar rodeada por pessoas e me sentir inspirada por aqueles que transformam o mundo em um lugar melhor. Sou mãe de quatro filhos e trabalho para junto ao Instituto Legado com a expansão de impacto social através da educação.

Ler conteúdo completo
Indicados para você