Empreendedores Sociais
Empreendedores Sociais
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Compostagem, vamos juntos?

Compostagem, vamos juntos?
Angatu Compostagem
jul. 17 - 3 min de leitura
010

 

Metade dos resíduos sólidos gerados diariamente em nossas residências no Brasil são resíduos orgânicos e normalmente esses resíduos tem como destinação final o aterramento sanitário. Isso provoca diversos problemas, como o a produção de metano e chorume que se não tratados adequadamente podem provocar a poluição do solo, ar e águas em nossas cidades, e pasmem, normalmente não são tratados adequadamente. Além desses fatores ambientais, geralmente o terceiro maior gasto público em nossos municípios está relacionado à gestão dos resíduos sólidos, isto é, coleta e aterramento dos resíduos.

Vale dizer que desde 2010, quando a Política Nacional de Resíduos Sólidos foi aprovada, em teoria, esses resíduos orgânicos deveriam ter a sua destinação ambientalmente correta, isto é, deveriam ser tratados através de processos como a compostagem, por exemplo.

Para quem nunca ouviu falar sobre isso, vamos aqui explicar o que é:

A compostagem é uma forma de tratamento dos resíduos orgânicos, onde através da ação de microrganismos como fungos, bactérias e outros seres minúsculos os resíduos orgânicos se transformam no Composto Orgânico, um adubo altamente rico em nutrientes para o solo, plantas e árvores.  Ou seja, o que antes era um problema vira um recurso nobre para nossas cidades, nossas comunidades.

A compostagem pode ser realizada na nossa própria casa, em parques, áreas públicas, hortas comunitárias ou em locais especializados como as empresas de compostagem desde que acompanhado de pessoas que tenham o conhecimento de aplicar essa técnica ancestral.

Entendemos que muitas pessoas já possuem uma rotina insana, não tem espaço ocioso em casa ou simplesmente não tem interesse em aprender essa técnica de tratamento, mas mesmo assim se sentem tocados com a importância de tratamento dos resíduos orgânicos, se sentem motivados em fazer a sua parte para tornar nosso mundo um lugar melhor para vivermos. É nesse sentido que existem iniciativas como a Angatu, uma empresa que oferece o serviço de coleta seletiva e compostagem dos resíduos orgânicos para residências e estabelecimentos aqui na região da Grande Florianópolis.

Se você tem espaço em sua casa, tempo e interesse podemos te ajudar a encontrar a melhor forma de fazer a compostagem por aí mesmo, mas se você ainda não faz compostagem por um dos motivos listados anteriormente ou qualquer outro, queremos dizer que está fácil de mudar, pois, assim como a Angatu, já existem diversas iniciativas pelo Brasil oferecendo a possibilidade de transformarmos nossos resíduos orgânicos em solução, em alimento para a terra. Essas diversas iniciativas de compostagem existentes estão unidas através de um grupo chamado "Composteiros do Brasil" e, nós da Angatu, montamos e alimentamos um mapa desses composteiros. Basta acessar o link e procurar a iniciativa mais próxima de sua residência para se informar sobre os serviços e oportunidades que eles oferecem e, se caso você conheça alguma iniciativa que não está no mapa, peça para entrar em contato conosco!

Vamos todos nos juntar para que a compostagem seja um hábito saudável para nós, nossas cidades e nosso mundo.

 


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você