Empreendedores Sociais
Empreendedores Sociais
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Educasol Brasil

Educasol Brasil
Marinez Rodrigues Silva
mar. 25 - 3 min de leitura
010

Num mundo cada vez mais globalizado e impulsionado pelo uso excessivo de consumo, a sociedade segue um modelo mercadológico, onde Ter é mais valorizado do que Ser. O consumo e práticas conscientes não fazem parte da propaganda e mídias em geral, estamos desenvolvendo uma sociedade doente sem critérios e ações sustentáveis. Muitas famílias mesmo sem condições financeiras adquirem produtos e mercadorias impulsionados pelo senso comum, e não praticam a reutilização de matérias que ainda podem ser aproveitados. 

O endividamento das famílias brasileira em janeiro de 2019 chegou a 60,1%, é necessário repensar nossas práticas financeiras e oferecer para a comunidade uma educação financeira que contribua para vida mais sustentável. 

As questões ambientais e os impactos de nossas ações no cotidiano não podem ser ignoradas, o reuso assim como a reciclagem devem ser práticas do cidadão bem como dos órgãos públicos. Pensando em mitigar o  volume de lixo da escrita gerado no município, setores privados e  nas repartições públicas, o Projeto Educasol se propõe a dar um destino correto para o  descarte  do material da escrita enviando-os para reciclagem.

Em janeiro, onde  as compras de materiais escolares se concentram o levantamento do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) destacou que a taxa tributária embutidos nos itens escolares, vai de 15% a quase 50% do valor final.  Então precisamos  esclarecer e engajar as famílias para práticas mais resilientes e sustentáveis.

O Brasil é o 4º maior produtor de lixo plástico do mundo e recicla um pouco mais de 1%, é hora de mudar maneira como enxergamos as questões ambientais, somos partes responsáveis desse problema e o Projeto Educasol pretende propor ações para minimizar os danos dos resíduos sólidos dos instrumentos da escrita. O poder público tem o compromisso com as O.D.S. 2030 /  17 metas  ONU onde o projeto Educasol contempla 3 metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – 4. Educação de Qualidade / 11. Cidades e Comunidades Sustentáveis / 12. Consumo e Produção Responsável. 

O objeto é gerar reflexão sobre o consumo e possibilitar que as crianças e seus responsáveis dê um novo significado para os seus materiais escolares. 

Trabalhar para encontrar caminhos transformadores para as novas gerações, buscando um mundo sustentável, mais consciente nas relações humanas. Contribuir para uma economia doméstica de famílias menos favorecidas. Tratar a questão do lixo, onde milhares de itens de plástico utilizados no material escolar são descartados de forma inapropriada em lixões, aterros, rios e mares.

O Educasol Brasil  por meio de parcerias e colaboradores desenvolve o projeto de arrecadação de materiais escolares usados que ainda podem ser reutilizados, higienizamos e montamos kits para serem doados a crianças menos favorecidas. Além de termos o compromisso de criar impacto social positivo, desenvolvemos outras práticas solidárias e sustentáveis no cotidiano escolar. Recolhemos os resíduos sólidos dos instrumentos da escrita, todo o descarte que iria para o lixo enviamos para reciclagem ( canetas, canetinhas, marcadores de textos, lapiseiras, apontadores etc) re-significando os itens escolares num processão de transformação “UpCycling” reutilizando de forma criativa os produtos inúteis ou indesejados em novos materiais de melhor qualidade e valor ambiental.

(24) 999695704

E-mail: educasolbrasil@gmail.com 

 


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você