Empreendedores Sociais
Empreendedores Sociais
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Não seja um ponto final, crie oportunidades!

Não seja um ponto final, crie oportunidades!
janine silva
mai. 30 - 3 min de leitura
000

No Brasil, 45 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência, onde 10 milhões são surdos e/ou com deficiência auditiva. No contexto das instituições de ensino técnico, profissionalizante e ensino superior é evidente o baixo acesso de alunos surdos, o baixo número de matrículas e os elevados índices de evasão. Isso se justifica pela ausência de sinais validados pela comunidade surda e de cursos inclusivos, o que compromete o acesso ao mercado de trabalho.

Como importantes problemas validados por alunos surdos e professores, cabe destacar: complexidade dos conteúdos; dificuldade de interpretação textual; a falta de integração sistêmica dos conteúdos; ausência de material didático/tecnologias inclusivas para alunos surdos, o que resulta em baixa produtividade em sala de aula, e baixa interatividade e socialização. Por outro lado, é importante considerar ainda que a maioria das instituições não possuem docentes capacitados para ministrar aulas para esse público-alvo, o que resulta em desistências e consequentes evasões.

Neste contexto, o Laboratório de Inovações Tecnológicas e Sociais -  Klumie, reconhece uma dor real de uma grande parcela da população que se posiciona de forma periférica no mercado de trabalho. O propósito consiste em reduzir as desigualdades  sociais e profissionais, a partir da oferta de cursos à distância de qualidade técnica, didática e de conteúdo reconhecido, possibilitando o acesso ao conhecimento técnico e o aperfeiçoamento de profissionais surdos e/ou com deficiência auditiva de todo o Brasil, por meio da disponibilização de seus treinamentos em plataforma online, composta por tecnologias assistivas, recursos didáticos, além de tecnologias educacionais e de informação e comunicação.

Com o objetivo de potencializar os produtos desenvolvidos, as soluções também estão voltadas para a integração de serviços, cabendo destacar a oferta de cursos customizados e cursos livres estruturados em modelos de franquia. 

Dentre os serviços diferenciados destacam-se: treinamentos e cursos de capacitação profissional online para profissionais que já estão no mercado de trabalho; aulas particulares online, com tutores surdos e tecnologias para o apoio do aprendizado; soluções para auxiliar as instituições de ensino no processo de criação de ações pedagógicas para este público alvo; marketplace de tutores surdos, além de consultorias educacionais com foco na implementação das metodologias ativas, tecnologias educacionais e apoio ao aluno.

Somos especiais porque lançamos luzes em um caminho até então sombrio e pouco explorado. Somos especiais porque buscamos a redução das diferenças. Somos especiais porque não colocamos um ponto final, criamos e fortalecemos oportunidades.

A empresa se volta para a inclusão social e digital que, a partir de colaborações, experimentações e interatividade, possibilita a autonomia, participação e a integração de alunos surdos, ampliando oportunidades profissionais.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você