Empreendedores Sociais
Empreendedores Sociais
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Resiliencia coletiva no ecossistema de impacto

Resiliencia coletiva no ecossistema de impacto
Christiane Denardi
fev. 22 - 2 min de leitura
010

Atualmente, para efetivar uma transformacao social e preciso desenvolver a resiliencia coletiva.

Resiliencia coletiva e uma habilidade que necessita ser aprimorada por meio de ferramentas internas (autocompaixao, autoconfianca, autoconhecimento e autolideranca) aliadas a ferramentas externas ( redes de apoio, parcerias, rede de contatos, capacitacoes, formacoes, mentorias, recursos financeiros , tecnologias e politicas publicas).

Quanto mais resilientes forem as pessoas, grupos, comunidades e sociedades, melhor sera a gestao e a superacao dos desafios e das adversidades presentes no ecossistema de impacto.

A partir de 2020, com a pandemia da covid-19, aprendemos que quando nao temos como mudar uma situacao, somos desafiados a nos transformar, trocando crencas limitantes por crencas libertadoras.

E e justamente, nesse movimento e de forma coletiva que nos tornamos cada dia mais resilientes. 

Mas o que de fato torna pessoas, grupos,  comunidades e  empresas resilientes em um ecossistema de impacto?

Creio que seja o desejo e a busca de solucoes para superar barreiras e obstaculos na vida da humanidade, com o intuito de concretizar mudancas sociais reais e urgentes .

Isto exige uma mentalidade de desenvolvimento social que esteja articulada a uma mentalidade de aprendizagem continua e intencional, na qual o desejo de aprender se fortalece e se expande por meio de sistemas de compartilhamentos e de co-criacoes em diferentes tempos e espacos.

E no cenario para 2021 (avanco da vacinacao contra covid-19 e a continuidade dos protocolos de seguranca na area da saude , pois ainda estamos na pandemia) como podemos fortalecer a resiliencia coletiva na Era do Impacto?

No final de 2020 o Instituto Legado lancou a comunidade on-line www.empreendedoressociais.com.br . Essa ferramenta tecnologica permite que pessoas, grupos, empresas e comunidades estabelecam contatos e conexoes para compartilhar e somar inspiracoes e forcas, o que nem sempre conseguimos quando atuamos de forma apenas individual.

Ou seja,  essa comunidade on-line, e tambem uma estrategia capaz de desenvolver a resiliencia coletiva no ecossistema de impacto, atendendo aos preceitos de inclusao e diversidade.

E fica aqui meu convite para que possamos juntos nos conectar e atuar nessa comunidade on-line para gerar vida no ecossistema de impacto e com vistas ao real desenvolvimento social.

Foto: Livro " A Era do Impacto" de James Marins.

Autora: Christiane Denardi - Mentora de Impacto no Instituto Legado.


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você