Empreendedores Sociais
Empreendedores Sociais
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Instituto Arvoredo

Instituto Arvoredo
Lúcio Lima
abr. 8 - 3 min de leitura
000

Nosso começo

O Instituto Arvoredo nasceu em 2016, a princípio, com foco em promover a educação ambiental. Iniciamos em um dos piores momentos da região do Distrito Federal e o motivo era uma das maiores crises hídricas prevista até aquele momento na história brasiliense. Neste mesmo ano, o Distrito Federal, local onde estamos sediados, passaria a viver um período de racionamento de água.

Situação difícil de acreditar, pois estamos no Cerrado, o berço das águas, o bioma que possui o maior número de nascentes do Brasil, além de três grandes aquíferos: o Guarani, o Bambuí e o Urucuia. Sobretudo, este bioma conhecido como berço das águas que abastece 8 das 12 bacias hidrográficas brasileiras, agora, não conseguiria abastecer a capital do Brasil.

A previsível crise hídrica e a preocupação com degradação nos assombravam, e foi o estopim para unirmos um grupo de pessoas apaixonadas pela natureza e tomarmos uma atitude.

Projetos

A partir dessa preocupação criamos um projeto de educação ambiental, ação que seria realizada em escolas públicas com crianças de faixa etária de 8 a 12 anos. Formulamos todo o projeto baseado na educação lúdica, desenvolvendo personagens, gibis, caderno de atividades, músicas, teatro entre outras atividades.

Com o início das atividades, recebemos a oportunidade de palestrarmos em eventos em algumas empresas como o Carrefour, o Extra, o Pão de Açúcar, o SESC e outras. As palestras eram realizadas na conhecida Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho- SIPAT, abordando o tema de meio ambiente.

As palestras motivaram tanto que surgiam novos voluntários que desejavam fazer algo a mais pela natureza. Foi quando tivemos a iniciativa de criar o projeto de plantio de árvores, para unir o indivíduo à natureza, sendo a adesão excelente. Vimos acontecer o que mais amávamos, experiências fantásticas, agora enxergávamos a verdadeira experiência entre homem e natureza, mãos sujas e felicidades expostas em rostos por uma causa nobre.

O plantio de árvores cresceu e para respeitarmos a biodiversidade de cada bioma, expandimos nossas ações, criando um projeto, a recuperação de áreas degradadas, afinal, nem só de árvores são formados os ecossistemas e cada um tem sua particularidade que precisa ser respeitada.

A cada passo que dávamos para dentro do Cerrado, nos apaixonamos mais ainda e víamos o quanto os cerratenses não conheciam sua própria casa.

Foi daí que surgiu a ideia de criamos um espaço de exposição do Cerrado, tornando-nos referência nessas temáticas, com apoio em especial da Dra. Rosangela Correa, do Dr. Marcelo Kullman e do Museu do Cerrado. O designado Espaço Cerrado se tornou uma referência, surpreendendo milhares de pessoas com a beleza desse bioma, o Cerrado.

Hoje, o Espaço Cerrado, além da exposição, conta com diversas atividades, como roda de capoeira, exposições artísticas, roda de conversas e o famoso ponto do Xadrez.

Instituto Arvoredo


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você