A Rede Mondó desenvolve soluções sociais e ambientais para fortalecer territórios amazônicos vulneráveis a partir do ambiente escolar.
A atuação da Rede se dá no Arquipélago do Marajó-PA, que é composto por 16 municípios e cerca de 550 mil habitantes. Utilizando parâmetros internacionais de avaliação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) a região do Marajó apresenta alguns dos municípios com piores IDH do Brasil. Dentro do Marajó, o município de Breves é a cidade piloto do programa. O município possui uma população estimada em 103 mil habitantes, e tem 78% do seu território em área de preservação ambiental. Apesar disso, 78,68% dos brevenses não praticam nenhuma ação para cuidar do meio ambiente.
A promoção do desenvolvimento humano é necessária para manter a floresta em pé, e por isto a Rede propõe, através de uma atuação sistémica, ações nos eixos de infraestrutura, qualificação e integração, que serão trabalhados de maneira transversal em 04 dimensões: 1. Desenvolvimento Econômico; 2. Educação; 3. Saúde e Bem-estar e 4. Moradia, Água e Energia. Todas essas atuações partem do ambiente escolar e serão desenvolvidas de maneira a contribuir com o fortalecimento deste ecossistema, com o objetivo de que a escola se torne uma plataforma de soluções sociais.
Nosso site: https://redemondo.org.br/
Nosso instagram:
https://www.instagram.com/redemondo/